quarta-feira, 9 de junho de 2010

Overbet no river - Bluff ou value?

Ontem joguei uma mão no cash live $1/$2 que eu achei interessante, e ainda não sei se tomei a decisão correta mesmo vendo o resultado da jogada.

Estavamos uns 9 na mesa.  Eu no BB, a ação chega em mim com 6 limpers e eu com   dou check para jogar por set value.
Flop     (R$ 14,00), sb check e eu aposto pote R$ 15,00.  Vilão em MP paga e o resto da mesa folda.  Eu tenho uns R$ 800 e vilão uns R$ 700, ambos pelo menos 350BB deep.

Este vilão é um jogador bem loose maniac, que adora action e faz coisas do tipo colocar 200BB de all inn no escuro.  Considero uma pessoa bem gente fina e também um dos maiores gamblers do nosso live.

Turn   (R$ 44,00).  Eu check, vilão bet R$ 30,00 e eu call.

River   (R$ 104).  Eu check e vilão insta insta bet R$ 150,00.

Parei pra pensar:

1 - Time tell não me dizia muita coisa pq eu já vi ele insta overbetando river as bluff e por value tb;
2 - Vilão gosta de qualquer draw e da call fácil em gutshot ou runner runner;
3 - Apenas o 5 me ganha aqui.

Resolvi entrevistar o vilão por alguns segundos, perguntando se ele queria call, se ele me mostraria caso eu foldasse etc.  Ele estava bem confortável e no meu ponto de vista era um sinal de value bet.  Vale lembrar que overbets em geral são polarizadas entre monstro e air, principalmente no river que é a ultima action da mão e a ultima oportunidade para "roubar" o pote ou coletar mais fichas.
Por fim perguntei se ele queria fazer um desconto, para ficar mais barato para eu dar o call e sem hesitar ele diz:  Ok, se vc quiser eu faço por menos.  

Nessa hora tive quase certeza de que era um aposta de valor e optei por foldar minha trinca de 8.  O vilão sem hesitar me diz:  Eu tinha sim, não estava blefando não, e mostra  .  Sim, foi um valuebet de 2 pares neste bordo.

Por mais que eu estivesse ganhando a mão, vejo que existem 2 pontos que tenho, ou teria que considerar na minha leitura:

1 - Esta overbet river é por valor ou por blefe?
2 - Qual a capacidade do vilão em encontrar valor em um jogo menor do que top set neste bordo?

Talvez eu tenha menosprezado o segundo ítem e devesse dar o call, talvez seja ruim pagar neste spot.  De fato eu ainda não sei se é um call bom ou ruim no longo prazo.  O que sei é que meu histórico com este vilão é bem perdedor para o meu lado em relação a estas overbets no river, ou seja, a maioria das vezes que me envolvo com ele, ou eu pago perdendo ou foldo ganhando.

Pelo menos a mão está me fazendo pensar :-)

Abs a todos!

5 comentários:

  1. Mão difícil ... uma das poucas maneiras que levar essa mão era supor mesmo que o vilão tem nível técnico ruim e poderia fazer uma aposta no river ...

    Agora, quando ele deu "desconto" no river, mesmo imaginando que ele pudesse estar seguido, eu teria dado call ...

    Abraços, BRTrader

    ResponderExcluir
  2. Faltou você pensar qual é o range que o vilão deu para a sua mão.

    Você deu check PF, bet pot no flop, check/call turn e check river. Você poderia jogar assim com A8, K8, 77, 99, TT, JJ? Essas são algumas mãos que ele deve considerar que estão no seu range e podem dar call no river. Isso justificaria o value bet dele.

    Pela sua linha, eu não colocaria uma trinca no seu range, se estivesse no lugar do vilão.

    ResponderExcluir
  3. pq do check turn?? muito melhor vc betar esse turn dando check vc ta perdendo muito valor da sua mão

    ResponderExcluir
  4. Mesmo contra um vilão mega maniac desses, e nós 2 estando bem deep? Acho que trocar valor por pot control neste spot eh bem razoável... Veja que o PF foi limp, o que dificulta mais ainda...

    ResponderExcluir
  5. Hmm.. Realmente estou na linha da jogada no Turn.. Se o vilão é maniac como vc disse.. Eu gosto do check turn.. mas somente para check raise.. Quais mãos vc esta perdendo quando ele beta 35 ali?? A5 ou 45 de paus.. e quais mãos vc esta ganhando?? se ele é loose como vc diz.. qqer 2 pares.. qqer set a8 talvez a4 e todos os flush draws.. Sabendo que a grande maioria dos maniacs lives são calling stations eu iria de check raise turn.. Pra um raise over pot.. pronto pra ir pro chão.. Na pior das hipoteses vc so perde pra duas mãos no range de mão dele.. E memso achando bem dificil de os er vc ainda jogaria por 11 outs no river se o vilao realmente estivesse te pagando pra broca e virou..!!

    ResponderExcluir