domingo, 31 de janeiro de 2010

BSOP RJ

Fiz este post basicamente para comentar uma mão de KK que eu joguei neste último BSOP RJ.  

Pra quen não sabe, o BSOP (Brasilian Series of Poker) é o circuito brasileiro que roda várias cidades do país, com ranking por temporada e as maiores premiações do país.  Neste último por exemplo foram mais de 640 inscritos que pagaram um valor de R$ 1050,00 e disputaram um prêmio de R$ 610 mil reais... enfim, só acessar o site do BSOP

Além disso, neste mês comecei com algumas metas de jogo que acabaram não se concretizando por alguns fatores externos.  O principal deles foi eu ter ficado quase que full time fazendo a migração de um pequeno site de mercado financeiro que eu tenho, o Guia de Investimento.  Tem tb o fato de eu ter jogado muito cash game no mês passado, mais de 100 mil mãos.  Enfim, acho natural jogar mais em certos períodos e menos em outros e faço isso desde que comecei sem problemas...



A mão do BSOP RJ (veja as fotos) que eu queria comentar é sobre foldar KK pre flop.  Eu acho que para argar KK pre flop tem q ter uma leitura muito precisa do adversário...  eu larguei uns 3 ou 4 na vida talvez.  


Foi uma decisão difícil q valeria minha vida no torneio, e a minha leitura do vilão era que ele vinha jogado tight na mesa desde o começo do torneio, estavamos no 6 nível de blinds 200/400 (mais de 4 horas jogando junto).  Por alguma razão umas 2 orbitas antes ele aplicou um blefe de 56o sobre um jogador agressivo que falava entre mim e ele, e mostrou o blefe e achei uma jogada bem diferente do comportamento dele ateh então.

Eu recebo KK e do UTG +1 com stack de 28k (bem confortável 70BB), e abro o pote em 1,1k.  3 folds e o vilão  com stack de 26K faz tudo 4k.  Todos foldam e a mão volta a mim.  Minha read neste 3bet era mais pra value, por mais que ele tenha dado resteel uma vez, vi muitos showdown que ele mostrou sempre por valor, e minha imagem estava muito boa na mesa.  Defini então um range entre AA, AK, KK ou QQ.  JJ ele não faria isso e um blefe?  Sim talvez, mas cmomo falei pouco provável.  Resolvi 4bet por value mesmo, fazendo tudo 11,3k e ele vai insta all inn.


Nessa hora eu começo a balançar a cabeça pois sabia que seria uma decisão ruim de tomar... levanto da mesa, fico em pé, rodo em circulos :-) 

Faço algumas entrevistas com o vilão... perguntas do tipo:  cara, pode falar, sim ou não?  é AA?  Não custa nada me dizer, vamos... AA?  Sim ou não?  É uma pergunta simples, vc pode responder...

Ai alguém pede tempo e o dealer começa a contar 2 minutos...  eu tento rever todo o comportamento dele mas tava difícil definir pq da maneira com q ele vinha jogando ateh então eu não acho q seria o tipo de jogador q shovaria um stack de quase 70BB num AK ou QQ no BSOP... seria muito mais KK ou AA e uma pequena possibilidade de blefe.


Já faltando uns 40 segundos, me veio na cabeça o metagame que ele se colocou, ou seja, sua última mão jogada tinha sido um reraise forte com blefe de 56o, e como ele sabia q sua imagem estava ruim, pra ele seria possível de eu o estar voltando com jogos menores, e por consequência ele com QQ / AK.



Fiquei os 30 segundos restantes com esse raciocínio na cabeça e isso abriu o possível range dele que era mais polarizado entre AA/KK para também AK/QQ ou dando uma forçada até o JJ que eu havia descartado.


Nos últimos 5 segundos eu dei o call e ele abre QQ, então eu vibro de forma tão explosiva q as fichas de vários jogadores desmoronam hahaha... depois peço desculpas a todos e o pessoal comenta do call, do q achavam q ele tinha etc...

Foi um exemplo de mão que o metagame teve uma contribuição pra minha decisão pois acredito q ele não daria o push de QQ em condições normais.  Talvez sem esta "percepção" eu tivesse foldado, sim foildado errado...  Ou então teria dado call e visto ele com AA, sendo um call errado... também poderia...



Aliás no poker tudo pode, e é por isso que quanto mais informação tivermos para decifrar as entrelinhas da jogada, melhor jogador nos tornamos.  Foi justamente isso que eu tentei fazer e que acho importante comentar.  Utilizar de todas as informações possíveis, e quando não tiver mais de onde buscar uma pista, ainda assim continuar procurando.


Em breve farei outra jornada de massive cash game...  estas semanas foi só poker recreativo mesmo :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário